(11) 4013 2338 | (11) 99236 1445

clinica@landsman.com.br

Logo da clínica Lands Man

ARTIGOS COM DICAS
E CUIDADOS PRA VOCÊ

Nutrição & Qualidade de Vida - Dislipidemias

 

DISLIPIDEMIA

 

Designam-se dislipidemias as alterações no metabolismo das gorduras que resultam na elevação dos níveis das lipoproteínas ( colesterol e triglicérides).
 
Dislipidemias são alterações da concentração de lipídeos no sangue. Os lipídeos são responsáveis por várias funções (produção e armazenamento de energia, absorção de vitaminas, etc.), mas quando em excesso relacionam-se à aterosclerose.
 
A aterosclerose é um processo que ocorre em vasos onde há instalação de acúmulos gordurosos em forma de placas, nas paredes vasculares, levando progressivamente à obstrução ao fluxo sangüíneo.

 

A Doença arterial aterosclerótica é a manifestação mais importante das dislipidemias, porque leva a uma alta taxa de mortalidade.

 

Angina pectoris, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência vascular periférica são as manifestações mais freqüentemente encontradas nos pacientes com alterações do colesterol e triglicérides.

 

Na maioria das vezes, as dislipidemias são assintomáticas e só podem ser descobertas através de exames de sangue de rotina.

 

O colesterol é um tipo de substância gordurosa que provém de duas fontes: da síntese que ocorre no próprio organismo e dos alimentos que são ingeridos. O corpo precisa dele para funcionar adequadamente, porque é necessário na produção de hormônios, fabricação de vitamina D e transporte de gorduras do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo. Mas, geralmente, o organismo não requer além das quantidades que o fígado produz.

 

As duas principais formas de colesterol são:

 

· HDL (Lipoproteína de alta densidade) - Conhecido popularmente como "colesterol bom". Conduz o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e as  obstruções dos vasos.

 

· LDL (Lipoproteína de baixa densidade) - Conhecido popularmente como "colesterol ruim", é responsável pelo transporte e depósito de colesterol nas paredes das artérias, dando início e acelerando o processo de aterosclerose (o acúmulo de colesterol nas artérias), bloqueando o fluxo sangüíneo e obstruindo as artérias. 
 
HIPERTRIGLICERIDEMIA

 

É o distúrbio onde ocorre o aumento das taxas sangüíneas de triglicérides.


O risco desta elevação está na formação de placas de gordura que se acumulam nas paredes das artérias, dificultando a circulação. Em geral, está associado a um aumento das taxas de colesterol sangüíneo.

Acompanhe nas redes sociais