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Dietas - Indice glicêmico

 

O índice glicêmico (IG) é um conceito que diferencia os carboidratos e está relacionado com o nível sanguíneo de açúcar que cada um irá produzir. Quanto maior a capacidade de um carboidrato elevar a quantidade de açucar no sangue ( e por conseqüência o nível de insulina secretada), maior seu índice glicêmico.

 

Sempre que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. Com base nesse fato, é possível classificá-los: quanto mais rápida esta entrada, maior será a libertação de insulina pelo pâncreas para tentar equilibrar os níveis de açúcar.

 

A escala, indicada em porcentagens, baseia-se na ingestão do pão branco como comida padrão, assumindo-se IG igual a 100. Há também quem tome a glicose como valor de referência (100) por ser a substância com IG mais elevado.

 

Alimentos que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo valor glicêmico e os que afetam muito, de alto valor glicêmico.

 

A insulina é um hormônio que tem o poder de transportar o açúcar para dentro das células; no fígado, o açúcar  (glicose) se deposita na forma de glicogênio. Estes depósitos, entretanto, têm uma capacidade limitada. Todo o excesso de glicose ingerido e circulando (excedente) no sangue será convertido em ácidos graxos e triglicerídeos e nesta forma armazenados sob a forma de gordura.

 

Caso o indivíduo continue ingerindo alimentos de alto IG, o seu organismo começa a adquirir resistência à insulina, uma vez que o seu corpo começa a produzir uma quantidade cada vez maior de insulina.

 

Exemplos de índices glicêmicos de vários alimentos:

 

- Amendoim (21)

- Feijão de soja (23)

- Iogurte sem sacarose (27)

- Frutose (32)

- Lentilhas (38)

- Leite integral (39)

- Damasco seco (44)

- Feijão manteiga (44)

- Leite desnatado (46)

- Iogurte com sacarose (48)

- Maçã (52)

- Pêra (54)

- Sopa de tomate (54)

- Suco de maçã (58)

- Esparguete (59)

- All Bran (60)

- Laranja (62)

- Lactose (65)

- Pêssego enlatado (67)

- Ervilhas (68)

- Arroz parboilizado (68)

- Feijão cozido (69)

- Inhame (73)

- Suco de laranja (74)

- Kiwi (75)

- Batata doce (77)

- Aveia (78)

- Pipoca (79)

- Arroz integral (79)

- Manga (80)

- Muesli (80)

- Arroz branco (81)

- Banana (83)

- Sopa de feijão (84)

- Sorvete (84)

- Chocolate (84)

- Mingau de aveia (87)

- Bolos (87)

- Sacarose (87)

- Biscoitos (90)

- Cuscus (93)

- Milho (98)

- Crackers (99)

- Farinha de trigo (99)

- Pão branco (100)

- Mel (104)

- Trigo cozido (105)

- Batata frita (107)

- Tapioca (115)

- Corn Flakes (119)

- Batata cozida (121)

- Glicose (138)

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