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ARTIGOS COM DICAS
E CUIDADOS PRA VOCÊ

DIETA DO TIPO SANGUÍNEO TIPO “O”

 

O ANCESTRAL DOS INDIVÍDUOS DO TIPO SANGUÍNEO "O" ERA UM PREDADOR ASTUTO E AGRESSIVO.

 

O PERFIL SOCIAL ATUAL DENOTA LIDERANÇA, EXTROVERSÃO, ENERGIA E ENFOQUE.

 

EM SITUAÇÕES DE STRESS, PODEM MANIFESTAR OS EXTREMOS DESTAS QUALIDADES COMO EPISÓDIOS DE RAIVA A ACESSO DE FÚRIA E HIPERATIVIDADE.

 

ESTRATÉGIAS DE ESTILO DE VIDA

 

- DESENVOLVA M PLANO DE METAS E TAREFAS ANUAIS,MENSAIS,SEMANAIS E DIÁRIAS PARA EVITAR A IMPULSIVIDADE
 
- ADAPTE AS MUDANÇAS DE ESTILO DE VIDA GRADUALMENTE.
 
- FAÇA TODAS AS REFEIÇÕES ,INCLUSIVE O LANCHE,À MESA.
 
- MASTIGUE LENTAMENTE;COMA DEVAGAR.
 
- EVITE GASTAR DINHEIRO E TOMAR DECISÕES SE ESTIVER SOB PRESSÃO.
 
- ATIVIDADE FÍSICA AERÓBICA, DE 45 A 60 MIN.,PELO MENOS 3 VEZES POR SEMANA.ISSO TRAZ EQUILIBRIO PARA OS SISTEMAS MUSCULO-ESQUELÉTICOS E CARDIOVASCULAR
.
- EVITE CAFEÍNA E ÁLCOOL,PRINCIPALMENTE EM SITUAÇÕES DE STRESS.
 
- SE SENTIR VONTADE DE COMER TRIGO,COMA CARNE;EM GERAL A VONTADE DESAPARECE.
 
- NÃO COMA MENOS DO QUE DEVERIA NEM PULE REFEIÇÕES.
 
- PARE DE FUMAR
 
- EVITE ESTIMULANTES E ANTIDEPRESSIVOS INIBIDORES DA MAD (ERVA DE SÃO JOÃO OU HYPERICUM PERFORATUM E KAVA-KAVA)

 

USO DE ADAPTÓGENOS

 

- RHODIOLA ROSEA E RHODIOLA SP
 
- ESTERÓIS E ESTEROLINAS VEGETAIS ;P.EX.”MODUCARE”
 
- VITAMINAS B,ESPECIALMENTE B1,B5 E B6
 
- ÁCIDO LIPÓICO

 

SUPLEMENTOS

 

- L-TIROSINA
 
- 5-HTP
 
- GLUTAMINA- 1g/ dia
 
- AC.FÓLICO- fígado, vegetais verdes folhosos, cogumelo, ervilha, feijão e nozes
 
- VITAMINA B 12-carne, fígado, cordeiro, frango e peixe

 

DICAS DE DIETA:

 

- COMA PEQUENAS PORÇÕES DE CARNE MAGRA DE ALTA QUALIDADE,VÁRIAS VEZES POR SEMANA,DE PREFERÊNCIA COZIDA AO PONTO OU MAL PASSADA.
 
- INCLUA PORÇÕES REGULARES DE ALIMENTOS DE ÁGUAS FRIAS.
 
- CONSUMA POUCO OU NENHUM DERIVADO DO LEITE.
 
- ELIMINE O TRIGO E OS PRODUTOS À BASE DE TRIGO DA SUA DIETA.
 
- LIMITE A INGESTÃO DE FEIJÃO
 
- COMA MUITAS FRUTAS,VERDURAS E LEGUMES BENÉFICOS.
 
- SUBSTITUA CAFÉ POR CHÁ VERDE.
 
- COMA NOZES E FRUTAS DESIDRATADAS NO LANCHE.
 
- TOME ALCAÇUZ
 
- TOME SUPLEMENTOS DE CASCA DE OLMO
  
-EVITE AS LECTINAS PROIBIDAS PARA OS INDIVIDUOS DO TIPO “O”: 
 
* TRIGO
* GERME DE TRIGO AGLUTINADO
* MILHO
* FEIJÃO-MULATINHO
* FEIJÃO-FRADINHO
* LENTILHA
* AMENDOIM
* BATATA
 
-ADAPTÓGENOS:
 
* ACETILGLUCOSAMINA (NAG)
* FUCUS VESICULOSUS
* LAMINÁRIA
* LARIÇO AG

 

CARNES E AVES

 

PORÇÕES = 110 a 170 GRAMAS (HOMENS) 
60 a 140 GRAMAS (MULHERES E CRIANÇAS):
- RECOMENDA-SE EM MÉDIA 7 A 9 PORÇÕES POR SEMANA
 
BENÉFICAS:


*BÚFALO, CARNEIRO, CORDEIRO, FÍGADO, VACA, VEADO, VITELA, CORAÇÃO.
 
NEUTRAS:


*AVESTRUZ, COELHO, FAISÃO, FRANGO, GALINHA D’ANGOLA, GANSO, PATO, PERDIZ, PERU, POMBO.
 
EVITAR:


*BACON / PRESUNTO / PORCO, CODORNA, TARTARUGA

 

PEIXES E FRUTOS DO MAR: 

 

PORÇÕES = 110 a 170 GRAMAS (HOMENS)


60 a 140 GRAMAS (MULHERES E CRIANÇAS):


- RECOMENDA-SE EM MÉDIA 4 A 5 PORÇÕES POR SEMANA
 
BENÉFICOS:


*BACALHAU, LÚCIO, LINGUADO, PERCA, PESCA DO MAR, TRUTA, VERMELHO.
 
NEUTROS:


*ARENQUE, ATUM, BADEJO, CAÇÃO, CAMARÃO, CARANGUEJO, CARPA, CAVALA, CAVIAR, ENCHOVA, ENGUIA, ESCARGOT, GAROUPA, HADOQUE, LAGOSTA, MANJUBA, MARISCO, MEXILHÃO, OSTRA, PAMPO, PARGO, PESCADA, SALMÃO, SARDI-NHA, TAINHA, TRUTA DO RIO E DO MAR, VIEIRAS.
 
EVITAR:


*BAGRE, BARRACUDA, CARAMUJO, LULA, POLVO, RÃ

 

LATICÍNIOS E OVOS

 

PORÇÃO = OVOS -1 OVO


- RECOMENDA-SE 3 A 4 UNIDADES POR SEMANA


 LEITE E IOGURTE -110 a 170 GRAMAS(HOMENS)


60 a 140 GRAMAS (MULHERES E CRIANÇAS)


- RECOMENDA-SE 0 A 2  PORÇÕES POR SEMANA


QUEIJO - 85 GRAMAS (HOMENS)


- 55 GRAMAS (MULHERES E CRIANÇAS)


- RECOMENDA-SE 0 A 2 PORÇÕES POR SEMANA 
 
BENÉFICOS:


*NÃO HÁ
 
EVITAR:


*QUEIJO BRIE, CAMEMBERT, CASEÍNA, CREME DE LEITE, IOGURTE, LEITE DE VACA INTEGRAL OU DESNATADO, QUEIJO AMERICANO, CHEDDAR, COTTAGE, EMMENTHAL, GOUDA, GRUYERE, MINAS, PARMESÃO, PRATO, PROVOLONE, SUIÇO, REQUEIJÃO, RICOTA, SORVETE CREMOSO, LEITE DE CABRA, OVA DE SALMÃO, OVO DE CODORNA
 
NEUTROS:


*GEMAS E CLARAS DE OVO DE GALINHA, MANTEIGA CREMOSA DE BÚFALA, MANTEIGA, MUSSARELA, OVO DE PATA, QUEIJO DE CABRA, QUEIJO FET

 

FEIJÕES E LEGUMINOSAS

 

PORÇÃO = 1 XÍCARA, CRUS


- RECOMENDA-SE 2 A 3 VEZES POR SEMANA
 
BENÉFICOS:


*FEIJÃO PRETO, FEIJÃO AZUKI
 
NEUTROS:


*FAVA, FEIJÃO VERMELHO, SOJA, GRÃO-DE-BICO, LEITE DE SOJA, MISSÔ, TOFU, VAGEM
 
EVITAR:


*FEIJÃO-BRANCO, FEIJÃO-FRADINHO, FEIJÃO-MULATINHO, LENTILHA,

NOZES E SEMENTES

 

PORÇÃO = SEMENTES (UM PUNHADO)


- RECOMENDA-SE DE 2 a 5 PORÇÕES POR SEMANA
 
BENÉFICOS:


*NOZES, SEMENTE DE ABÓBORA, SEMENTE DE LINHAÇA
 
NEUTROS:


*AMÊNDOAS, AVELÃ, MACADÂMIA, PASTA DE GERGELIM, PECÃ, PINHÃO, SEMENTE DE AÇAFRÃO, SEMENTE DE GERGELIM
 
EVITAR:


*AMENDOIM, CASTANHA, CASTANHA-DE-CAJÚ, CASTANHA-DO-PARÁ, PISTACHE, PASTA DE AMENDOIM, LICHIA, SEMENTE DE PAPOULA

CEREAIS E AMIDOS

 

 SÃO O PONTO FRACO DOS INDIVIDUOS TIPO”O”


OS MAIS NOCIVOS SÃO: MILHO,TRIGO,SORGO,CEVADA E SUBPRODUTOS COMO ADOÇANTES.


PORÇÃO = 1/2 XÍCARA (CEREAIS E MASSAS CRÚS);1 PÃOZINHO;2 FATIA DE PÃO.


- RECOMENDA-SE DE 1 A 3 PORÇÕES POR SEMANA
 
BENÉFICOS:


*PÃO-DE-TRIGO GERMINADO
 
NEUTROS:


*ARROZ BRANCO / INTEGRAL, PÃO DE ARROZ, AVEIA / FARELO DE AVEIA/ MINGAU DE AVEIA, CREME DE ARROZ, FARELO E FARINHA DE ARROZ, FARINHAS DE CENTEIO E AVEIA, PAINÇO, PÃO DE CENTEIO, PÃO SEM GLÚTEN, PURÊ DE ALCACHOFRA, TRIGO SARRACENO, TAPIOCA
 
EVITAR:


*CEVADA, FARELO DE TRIGO, FARINHA DE TRIGO REFINADA, FUBÁ, GERME DE TRIGO, GLÚTEN, MALTE, MILHO, PIPOCA, PRODUTOS DE FARINHA DE TRIGO BRANCA E INTEGRAL, SEMOLINA.

 

HORTALIÇAS

 

PORÇÃO = 1 XÍCARA, CRUAS OU COZIDAS


- RECOMENDA-SE À VONTADE
 
BENÉFICOS:


*ALGA MARINHA, CEBOLA (TODOS OS TIPOS), CHICÓRIA, COUVE, DENTE-DE-LEÃO, ESPINAFRE, FOLHA DE BETERRABA, RAÍZ FORTE, ABÓBORA MORANGA, ACELGA, ALCACHOFRA, ALFACE ROMANA, BATATA-DOCE, BRÓCOLIS, ESCAROLA, NABO, PASTINACA, PIMENTA MALAGUETA / CAIENA, QUIABO
 
NEUTROS:


*ABÓBORA DOCE, ABOBRINHA, ÁGAR, AGRIÃO, AIPO, ALFACES EM GERAL, ALHO, ASPARGO, AZEITONA (GREGA / ESPANHOLA), AZEITONA VERDE, BERINJELA, BETERRABA, BROTO-DE-BAMBU, CEBOLINHA VERDE, CENOURA, CHUCRUTE, COENTRO, COGUMELOS EM GERAL EXCETO CHAMPIGNONS, COUVE-DE-BRUXELAS, ENDÍVIA, ERVILHA, FEIJÃO-DE-CORDA, FUNCHO, GENGIBRE, INHAME, PIMENTA CHILI, PIMENTÃO VERDE / AMARELO/ VERMELHO, RABANETE, RADICCHIO, REPOLHO BRANCO / VERDE / ROXO, RÚCULA, SENE, TOMATE, VAGEM
 
EVITAR:


*ALHO-PORÓ, ALOE / BABOSA, AZEITONA PRETA, BROTO DE ALFAFA, COGUMELO DOMÉSTICO E SHIITAKE, COUVE-FLOR, JUNÍPERO / ZIMBRO, PEPINO, PICLES EM SALMOURA OU EM VINAGRE, ALCAPARRA, BATATA-INGLESA, FOLHA DE MOSTARDA

 

FRUTAS E SUCO DE FRUTAS

 

PORÇÃO = 1 XÍCARA OU 1 FRUTA


-RECOMENDA-SE3 A 5 VEZES POR SEMANA
 
BENÉFICOS:


*AMEIXA PRETA OU VERMELHA, AMEIXA SECA, AMORA, BANANA, CEREJA VERMELHA, FIGO FRESCO OU DESIDRATADO, FRAMBOESA, GOIABA, MANGA / SUCO, ABACAXI (SUCO)
 
NEUTROS:


*ABACAXI, CAQUI, CARAMBOLA, CIDRA / SUCO DE MAÇA, DAMASCO / SUCO, FRAMBOESA, FRUTA PÃO, GRAPEFRUIT / SUCO, GROSELHA, LIMA SUCO E LIMÃO SUCO, MAÇA, MAMÃO / SUCO, MARMELO, MELANCIA, MELÃO, MORANGO, NECTARINA / SUCO, PÊRA / SUCO, PÊSSEGO, ROMÃ, TÂMARAS, UVA-PASSA, UVAS (TODOS OS TIPOS)
 
EVITAR:


*BANANA-DA-TERRA,TANGERINA / SUCO, MELÃO CANTALUPO, LEITE DE CÔCO, ABACATE, CEREJA NEGRA, KIWI, LARANJA / SUCO                     

ÓLEOS

 

PORÇÃO= 1 COLHER/ SOPA


-RECOMENDA-SE 3 A 6 PORÇÕES POR SEMANA
 
BENÉFICOS:


*AZEITE DE OLIVA, ÓLEO DE SEMENTE DE LINHAÇA
 
NEUTROS:


*ÓLEO DE AMÊNDOA, BORRAGEM, CANOLA, DE FÍGADO DE BACALHAU, DE GERGELIM, DE NOZES
 
EVITAR:


*ÓLEO DE PRÍMULA, DE AMENDOIM, DE AÇAFRÃO, ÓLEO DE AMENDOIM, DE CÕCO, DE GERME DE TRIGO, DE GIRASSOL, DE MILHO, DE RICINO, DE SOJA.
 
ERVAS,TEMPEROS E CONDIMENTOS
 
USO LIVRE
 
BENEFICOS:


*ALFARROBA, CÚRCUMA, CURRY, SALSA
 
NEUTROS:


*AÇAFRÃO, AÇUCAR BRANCO E MASCAVO, ALECRIM, ALFAVACA,  BAUNILHA, BERGAMOTA, CANELA, CARDAMOMO, CEBOLINHA, CHILI EM PÓ, CHOCOLATE, COENTRO, CRAVO, ENDRO, ERVA-DOCE, STÉVIA, ERVA-DOCE, ESTRAGÃO, HORTELÃ, HORTELÃ-PIMENTA, LEVEDO DE CERVEJA, LOURO, MAIONESE, MALTE DE CEVADA, MANJERICÃO, MANJERONA, MEL DE ABELHA, MELADO, MOLHO DE SOJA, MOLHO INGLÊS, MOSTARDA SEM VINAGRE, ORÉGANO, PÁPRICA, PIMENTA-EM-GRÃO, PIMENTA-DA-JAMAICA, RAIZ DE ALCAÇUZ, SAL MARINHO, SÁLVIA, TOMILHO
 
EVITAR:


*NOZ-MOSCADA, ASPARTAME, DEXTROSE, FRUTOSE, GUARANÁ, KETCHUP, MAISENA, MALTODEXTRINA, PIMENTA PRETA / BRANCA, VINAGRE BALSÂMICO, DE MAÇA E VERMELHO, XAROPE DE MILHO.

 

BEBIDAS

 

BENÉFICAS:


*CHÁ VERDE, VINHO TINTO
 
NEUTRAS:


*VINHO BRANCO
 
EVITAR: 


*CAFÉ (COMUM / DESCAFEÍNADO), BEBIDAS DESTILADORES, REFRIGERANTES(COMUM / DIETÉTICO), CERVEJA, CHÁ PRETO COMUM (DESCAFEINADO)

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