(11) 4013 2338 | (11) 99236 1445

clinica@landsman.com.br

Logo da clínica Lands Man

ARTIGOS COM DICAS
E CUIDADOS PRA VOCÊ

Acne

 

A acne é uma doença extremamente comum e que afeta individuos de ambos os sexos.

Inicia-se em geral na puberdade mas pode manifestar-se também na idade adulta, em geral de modo mais brando.

A intensidade das lesões é variada podendo manifestar-se com poucas e discretas lesões comedonianas (cravos) até formas mais severas com formação de cistos dolorosos, inflamados, que deixam cicatrizes inestéticas e comprometem, por vezes, a sociabilidade e a auto-estima do paciente.

 

Como surge a acne

A acne é um processo inflamatório que acomete os folículos pilo-sebáceos, estruturas formadas por um pêlo e uma glândula sebácea ( glândula produtora das gorduras que lubrificam a pele). Estes folículos apresentam, normalmente, maior atividade na face e nas regiões anterior e posterior do tórax.

As lesões têm início quando a produção de sebo aumenta, no inicio da  adolescência, quando inicia-se a produção dos hormônios sexuais.

OP. acnes, uma bactéria habitante dos folículos sebáceos, degrada este sebo em componentes irritantes que, juntamente com outros fatores, induzem modificações no orifício de saída do folículo sebáceo, obstruído-o. O sebo acumulado e modificado peloP. acnesprovoca alterações irritativas nas paredes internas dos folículos; deste modo, o folículo se rompe e libera o seu conteúdo para dentro da pele, provocando uma intensa reação inflamatória; esta reação dá origem aos diferentes tipos de lesão da acne e aos seus diferentes graus de intensidade.
Quanto maior a intensidade do processo inflamatório folicular, mais severa é a acne, com maior chance de que hajam sequelas (cicatrizes).


Tipos de lesões de acne

 

 

MITOS

 

Dieta

A acne não é causada por alimentos; do mesmo modo, os períodos de piora não podem ser atribuídos à ingestão de determinado tipo de alimentos. Nada há comprovado neste sentido.

Muitas pessoas observam que a ingestão de alguns alimentos, popularmente chamados  "quentes", ( p. ex. chocolate e alimentos gordurosos) piora a acne, mas não há comprovação científica para esta correlação.

A orientação é individual, no sentido de que cada paciente limite o consumo daqueles alimentos que julga piorarem as lesões acneicas. Todavia, há opiniões diferentes quanto a importância da dieta no controle da acne. Mesmo assim procedendo, a dieta nunca eliminará a acne completamente.

Higiene
A acne não é causada por higiene inadequada da pele, como algumas pessoas acreditam. Somente lavar a pele não melhora nem previne as lesões. Pelo contrário, a prática de medidas agressivas de limpeza da pele pode provocar a piora das lesões. Portanto, lavar a pele suavemente, com água e um sabonete apropriado, 2 a 3 vezes ao dia, parece ser o suficiente.

 

Sol

O bronzeado da pele pode mascarar as lesões da acne, mas este benefício é temporário. Apesar de se observar um efeito cicatrizante / anti-inflamatório quando se faz pequenas exposições ao sol, o abuso de exposição por sua vez, produz a piora desta acne.Além disso, o sol tem participação extremamente significativa no envelhecimento cutâneo (fotoenvelhecimento) e no câncer de pele. Portanto, recomenda-se a observação das medidas de fotoproteção dando preferência a filtros apropriados para pele com acne, como aqueles em gel, gel-creme ou loção "oil free".
 

Por fim, existem muitos outros fatores que são habitualmente associados à piora da acne. A maioria não tem nenhuma explicação à luz da medicina tradicional ocidental. O certo é que, uma vez instituído o tratamento adequado, estes supostos fatores de piora não terão mais nenhum impacto significativo sobre a acne.

 

TRATAMENTO DA ACNE

Existem várias opções terapêuticas para o tratamento da acne. Cada uma apresenta indicações específicas, mas qualquer que seja o medicamento usado, é importante que se entenda que o tratamento da acne é um processo contínuo que exige semanas ou meses para que se obtenha resultados satisfatórios.
Mesmo após o controle da acne, o tratamento não pode ser interrompido pois existem várias situações onde a suspensão do tratamento implica na recidiva.
Controlar a acne e a oleosidade da pele não significa tê-las curado.
Seu controle exige manutenção.

 

Algumas recomendações especiais devem ser lembradas:
*Nunca se deve espremer as lesões; se for necessária limpeza de pele, que seja realizada  por pessoas habilitadas para tal, pois a pressão dos dedos contra a pele pode fazer com que a inflamação piore, a infecção se espalhe e as lesões aumentem.

*O fato de alguém ter acne não impede o uso de produtos cosméticos e filtros solares. Contudo, deve-se procurar os cosméticos não comedogênicos ( não induzem a formação de cravos), feitos com base em água. Deve-se optar sempre por géis e loções fluidas, pouco espessas. O efeito de cobertura destas maquiagens dura menos mas não causam obstrução dos folículos. Os fotoprotetores devem ser escolhidos da mesma forma: géis e loções do tipo "oil- free" são os indicados para peles acneicas. Observar que os géis, sendo alcoólicos, podem causar um leve ardor logo que tocam a pele, mas que desaparece em poucos minutos.

A gravidez implica em alterações hormonais que podem induzir o surgimento ou piora da acne. Infelizmente as gestantes tem bastante limitação quanto às opções de tratamento, mesmo que não sejam usados medicamentos ingeridos, porque a maioria das drogas tem absorção pela pele e, via corrente sanguínea, pode chegar ao feto. Sabemos que alguns medicamentos usados para acne são teratogênicos (causam mal-formação fetal).

 

Tratamento Local

Muitos cosméticos usados na higiene da pele alegam auxiliar no controle da oleosidade da pele e por conseguinte, da acne. São os adstrigentes que, apesar de seu aparente benefício, devem ter seu uso limitado, uma vez que podem causar um aumento da produção sebácea da pele.

Entre os princípios ativos comumente usados no tratamento da acne, encontram-se o ácido retinóico, ác.glicólico, ác.azeláico, adapaleno, isotretinoína, peróxido de benzoíla e os antibióticos tópicos, disponíveis em várias apresentações como cremes, loções e géis. Eles agem desobstruindo os folículos pilo-sebáceos, controlando a produção de gordura da pele e reduzindo o número de bactérias presentes.

Devem ser usados com cuidado, pois causam irritação na pele, deixando-a sensível , rosada e escamativa no inicio do tratamento, além de diminuir a tolerância ao sol ( desencadeiam fotossensibilidade), ao frio e ao vento.


Tratamento Sistêmico


ANTIBIÓTICOS ORAIS
São prescritos com freqüência para os casos moderados e graves, sendo particularmente úteis quando há sinais de infecção bacteriana por aumento da flora bacteriana da pele. Seu efeito terapêutico principal consiste em reduzir a quantidade de bactérias nos folículos. Alguns antibióticos também tem efeito antiinflamatório, ajudando na diminuição da vermelhidão e do edema (inchaço) das lesões. Devem ser usados somente sob orientação médica, observando-se a necessidade de monitoramento de eventuais efeitos colaterais e orientações específicas quanto à interação com outros medicamentos, inclusive anticoncepcionais. Não curam a acne, apenas reduzem a intensidade da fase inflamatória.
 
ISOTRETINOÍNA
Tem sido utilizada preferencialmente nos casos mais graves da acne (aqueles que apresentam cicatrizes e que não respondem a outros tratamentos). Apresenta efeitos terapêuticos extraordinários mas deve ser utilizada com extrema cautela. Os pacientes devem fazer consultas regulares com exames laboratoriais periódicos de controle a fim de monitorar possíveis efeitos colaterais do medicamento.Este é o único tratamento que pode levar à cura da acne, desde que respeitadas as doses necessárias, que são calculadas com base no peso do paciente.

 

Outros Tratamentos

Existem várias outras formas de se abordar a acne, embora cada vez menos utilizadas depois do advento da isotretinoina oral.

Por exemplo, em lesões intensamente inflamatórias, alguns dermatologistas indicam a incisão e drenagem das lesões císticas ou a injeção de corticosteróide dentro dos nódulos, um antiinflamatório potente que ajuda a reduzir o tamanho da lesão, ressaltando-se que pode produzir atrofia da pele (cicatrizes profundas e vermelhas).

Alguns anticoncepcionais têm sido utilizados como auxíliares no controle da acne, quando esta acne é secundária às varias doenças virilizantes que existem ; a mais comum delas é o OMPC (ovário micropolicístico) que se acompanha também de aumento da pilificação da face. Estes anticoncepcionais tem ação anti-andrógena e, além de reduzirem a produção sebácea da pele, também inibem o surgimento de novos pêlos em áreas onde normalmente não há pêlos nas mulheres.

Outros anti-andrógenos existem como a flutamida e a espironolactona mas a indicação de um ou de outro depende de cada caso e da experiência profissional de cada médico.
 
Tratamento das lesões residuais (cicatrizes)

Existem vários recursos para se atenuar as marcas deixadas pela acne mas a melhor "solução" para o  manejo das lesões residuais é a prevenção através da instituição precoce do tratamento adequado.

É coerente que primeiro se obtenha o controle da acne para então se fazer o planejamento do que se quer melhorar nas seqüelas deixadas por ela.

Entre as opções de tratamento pode-se citar a subcisão, microenxertos de pele, retirada cirúrgica da cicatriz, peelings químicos médio e profundo, dermoabrasão  e outros tantos.

Cada caso tem que ser avaliado de modo particular levando-se em conta a intensidade das seqüelas, o tipo de pele (cor), o tipo de cicatrizes, a região do corpo a ser tratada,a região geográfica onde vive o paciente já que a opção por um ou outro tratamento depende também da possibilidade de não haver exposição solar e outras variáveis relativas a cada caso.

Ainda ao alcance de poucos, existe a fototerapia dinâmica que consiste na aplicação de um medicamento sensibilizante, o ALA (ácido 5-aminolevulínico), seguido do estímulo do laser.
A cada dia, novas opções estão sendo disponibilizadas para o tratamento das lesões ativas e residuais da acne

 

*DIVIRTA-SE ELIMINANDO AS ESPINHAS!

 

www.viniciusparaiba.com.br à jogos à ‘detone a acne’.

 

Links sugeridos:

www.roche.com.br

www.cucas.com.br

Acompanhe nas redes sociais